Administração
CURSO DE
1 APRESENTAÇÃO E IMPORTÂNCIA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
A administração é uma das carreiras mais importante do país, é considerado também um dos principais cursos que temos no Brasil. O Curso de Administração é formador de futuros gestores para diferentes segmentos econômicos e para diversas áreas de trabalho dentro das empresas. Enfoca a formação holística e tende a gerar pessoas preparadas para os desafios do mercado que se transforma continuamente. É um curso com potencial enorme de melhorias para a sociedade, tanto no setor privado quanto no setor público, além de ser um curso com possibilidades de atuação ilimitadas.
2 CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO
Segundo o Conselho Federal de Administração (CFA), a Administração apresenta os seguintes campos de atuação:
Administração e Seleção de Pessoal/Recursos Humanos;
Organização, Sistemas e Métodos (OSM);
Orçamento;
Empresário;
Administração de Material/Logística;
Administração Financeira;
Administração Hospitalar / Saúde;
Administração Hoteleira;
Administração Mercadológica/Marketing;
Administração de Produção;
Relações Industriais/Benefícios/Segurança do Trabalho.
3 IDENTIFICAÇÃO DO CURSO
NOME DO CURSO: ADMINISTRAÇÃO
RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO: Portaria nº 208, de 25 de junho de 2020
NOTA ENADE: 4 ( 2022 )
ANO DO PPC: 2022
HABILITAÇÃO: Bacharel em Administração
REGIME ACADÊMICO: Semestral
TURNO DE FUNCIONAMENTO: Noturno – 19h às 22h35min
MODALIDADE: Presencial
NÚMERO DE VAGAS: 200 vagas anuais
DURAÇÃO/ PERÍODO DE INTEGRALIZAÇÃO: 4 anos (8 semestres)
CARGA HORÁRIA: 3.612 horas/aula – 3.010 horas/relógio
4 PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO
Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão;
Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, expressar de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;
Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional; e
Desenvolver qualidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, relevando-se profissional adaptável.
5 COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO
Despertar o interesse pelos assuntos econômicos, desenvolvendo a habilidade para a análise e o pensamento crítico;
Ser agente na condução de prospecção de cenários e apresentar argumentos para análises de longo prazo nas organizações;
Ser capaz de desenvolver o raciocínio lógico, crítico e analítico; e
Desenvolver a visão de integração da economia com outras áreas de conhecimento.
Em termos de Competências, tem-se:
– Contextualizar os conceitos básicos da economia com o mercado internacional, nacional, regional e local;
– Aplicar a atividade econômica dentro do processo de planejamento e gerenciamento das organizações; e
– Interpretar as informações referentes à economia que subsidiará nas decisões das instituições perante o mercado.
6 OBJETIVO GERAL DO CURSO
I – Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão;
II – Desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;
III – refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;
IV – Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, expressar de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;
V – Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;
VI – Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável;
VII – Desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações; e
VIII – Desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.
7 OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO CURSO
Possibilitar o conhecimento, a compreensão e as formas de utilização no dia a dia, dos instrumentos e das técnicas modernas de gestão e de administração.
Criar condições para a adoção de uma atitude pessoal de autocrítica permanente, de modo que a formação proposta e as novas formas de procedimentos daí decorrentes sejam uma constante na vida profissional e no ambiente das organizações.
Incentivar os participantes para o espírito empreendedor.
Despertar junto aos participantes o papel estratégico da Administração na definição de projetos para os mais diferentes tipos de organizações.
Incentivar a adoção de novas atitudes e práticas de novos comportamentos que possibilitem a transferência de aprendizado para o desenvolvimento grupal no âmbito das organizações.
Motivar a adoção de uma atitude pessoal de autocrítica permanente frente aos novos modelos de gestão e de organização.
Promover a internalização de valores de responsabilidade social, justiça e ética profissional.
Desenvolver atividades de pesquisa, extensão (cursos, eventos científicos, palestras, visitas técnicas, seminários e outros) que proporcionem uma complementação à formação profissional de nosso aluno.
8 CORPO DOCENTE
Coordenadora do Curso
Rosangela Ferreira Martins Oliveira
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1197489942629838
Possui graduação em Administração pela Faculdade Quirinópolis (2008), Especialista em Recursos Humanos pela Faculdade Quirinópolis; Mídia Interativa pela Universidade Federal de Goiás (2018) e MBA em Holding e Planejamento Societário pela Faculdade UniBF - EBPOS (2023). Exerce a função de Coordenadora do Curso de Administração da FAQUI desde 2018. É professora do Curso de Administração da FAQUI e atua como Contadora desde 2001.
Documentos relativos as atividades do Curso de Administração
REGULAMENTOS
* Regulamento para Desenvolvimento de TCC
* Regulamento Laboratório de Informática
* Regulamento de Estágio Supervisionado
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
* Anexo 1 – Termo de Convênio
* Anexo 2 – Termo de Compromisso
* Anexo 3 – Ficha Cadastral
* Anexo 4 – Carta de Solicitação de Estágio
* Anexo 5 – Carta de Aceite
* Anexo 6 – Plano de atividades de Estágio
* Anexo 7 – Ficha de Avaliação de Estágio
* Anexo 8 – Ficha de Frequência
* Anexo 9 – Declaração de cumprimento de carga horária
* Anexo 10 – Relatório Final Estágio
* Anexo 11 – Relatório Mensal do Professor de Estágio
ATIVIDADES COMPLEMENTARES