[vc_row][vc_column width=”5/6″][ult_tab_element tab_style=”Style_2″][single_tab title=”Sobre o Curso” tab_id=”1507770344907-9″][vc_column_text]

O Curso de Graduação em Direito

Advogar vem do latim advocatu, ou seja, aquele que é chamado para ajudar.

1. A Importância do advogado

       Conforme o Artigo 133 da Constituição Federal, o advogado é indispensável à administração da justiça. Logo, tem um papel fundamental na formação da sociedade, garantindo seu bom funcionamento, pluralidade e democracia.

       Nos dias atuais, o mundo do trabalho vem sendo marcado por tensões conjunturais e por uma dinamicidade decorrente das mudanças ocorridas no cenário socioeconômico. Nesse cenário, a formação profissional deve ser alicerçada pela busca do essencial, pela defesa dos direitos dos cidadãos, para ações que nos tornem mais humanos, que fortaleçam as nossas convicções morais e sociais: distingam-nos como seres éticos e que respeitem a diversidade do ser.

 

2. O CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO BACHAREL EM DIREITO

       Nas diversas atividades próprias da Operação e Aplicação do Direito, como a Advocacia, a Magistratura, o Ministério Público, o Magistério Superior na área jurídica, a Procuradoria, a Assessoria Técnica, a Consultoria, a Diplomacia, a Defensoria Pública e todas as demais atividades profissionais que propiciem ao Bacharel em Direito

 

3. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO

NOME DO CURSO:  Direito

RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO: Portaria nº 20, de 12 de março de 2012.

HABILITAÇÃO: Bacharel em Direito

REGIME ACADÊMICO:  Semestral

TURNO DE FUNCIONAMENTO:  Noturno
NÚMERO DE VAGAS: 100 vagas anuais.

DURAÇÃO/ PERÍODO DE INTEGRALIZAÇÃO; 5 anos -10 semestres
Carga Horária:
 4.304

4. PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO

         Considerando  as  concepções  filosóficas  e  educacionais,  os  objetivos  formativos  institucionais,  sua  missão,  visão, valores,  e  os  preceitos  dispostos  no  seu  PDI;  a  FAQUI busca  que  os  egressos  de  todos  os  seus  cursos superiores, sejam profissionais que: 

  • tenham competência técnica e tecnológica em sua área de atuação;
  • sejam capazes de se inserir no mundo do trabalho de modo compromissado com o desenvolvimento regional sustentável;
  • tenham formação humanística e cultura geral integrada à formação técnica, tecnológica e científica;
  • atuem com base em princípios éticos e de maneira sustentável;
  • saibam interagir  e  aprimorar  continuamente  seus  aprendizados  a  partir  da  convivência  democrática com culturas, modos de ser e pontos de vista divergentes; e
  • sejam cidadãos críticos, propositivos e dinâmicos na busca de novos conhecimentos.     

          No âmbito do curso, a RESOLUÇÃO CNE/CES N° 9, de 29/09/ 2004, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Direito, bacharelado, em seu Art. 3º diz: O curso de graduação em Direito deverá assegurar, no perfil do graduando, sólida formação geral, humanística e axiológica, capacidade de análise, domínio de conceitos e da terminologia jurídica, adequada argumentação, interpretação e valorização dos fenômenos jurídicos e sociais, aliada a uma postura reflexiva e de visão crítica que fomente a capacidade e a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica, indispensável ao exercício da Ciência do Direito, da prestação da justiça e do desenvolvimento da cidadania.

         Em alinhamento com o disposto na referida Resolução, o Curso de Direito, busca-se que os seus egressos tenham o perfil de profissionais generalistas, aptos a analisar, interpretar e agir em situações pertinentes ao Direito, a partir de atitudes críticas, reflexivas e éticas com habilidades suficientes de:

  • leitura, compreensão e elaboração de textos, atos e documentos jurídicos ou normativos, com a devida utilização das normas técnico-jurídicas;
  • interpretação e aplicação do Direito;
  • pesquisa e utilização da legislação, da jurisprudência, da doutrina e de outras fontes do Direito;
  • adequada atuação técnico-jurídica, em diferentes instâncias, administrativas ou judiciais, com a devida utilização de processos, atos e procedimentos;
  • correta utilização da terminologia jurídica ou da Ciência do Direito;
  • utilização de raciocínio jurídico, de argumentação, de persuasão e de reflexão crítica;
  • julgamento e tomada de decisões; e,
  • domínio de tecnologias e métodos para permanente compreensão e aplicação do Direito.

5. OBJETIVO GERAL DO CURSO

                O Curso de Direito tem como  missão e objetivo geral, oportunizar ao Bacharel em Direito uma formação geral e humanística, com capacidade de análise e articulação de conceitos e argumentos, de interpretação e valorização dos fenômenos jurídicos e sociais, aliada a uma postura reflexiva e visão crítica, que fomente a capacidade de trabalho com conhecimentos e habilidades, que representem o ideal do saber jurídico contemporâneo, com  novas formas de atuação na esfera jurídica ,para atuar com valores e princípios éticos, que lhe permitam contribuir para a melhoria das condições de civilidade e paz social da sociedade.

6. OBJETIVOS ESPECÍFICOS  DO CURSO

  1. Habilitar Bacharéis em Direito, desenvolvendo conhecimentos técnicos jurídicos, capacidades e habilidades para compreender o processo social de formação e solução planejada dos conflitos;
  2. Proporcionar ao acadêmico experiências de gestão democrática nas instituições jurídicas em geral – em especial, como suporte à atuação do Judiciário – para fazê-lo capaz de articular os sujeitos de direito entre si, na aplicação fiel do princípio da Justiça;
  3. Possibilitar o desenvolvimento de posturas éticas e críticas que ofereçam aos sujeitos de direito, capacidades elevar sua consciência jurídica;
  4. Fornecer elementos teórico-práticos para atuarem em situações de conflito em busca da solução justa e adequada para cada caso;
  5. Elaborar e realizar ações sociais de construção do saber e da prática jurídica, voltada para a realidade concreta em que o acadêmico esteja inserido, visando torná-la mais justa e igualitária;
  6. Proporcionar a pesquisa e extensão articulada com as demandas sociais;
  7. Estimular a busca permanente do conhecimento para construção dos espaços sociais, definição dos seus próprios caminhos e ressignificação de suas práticas.

 

Prof. Paulo Henrique (Currículo Lattes)
          Coordenador do Curso de Direito da Faculdade Quirinópolis[/vc_column_text][/single_tab][single_tab title=”Documentos” tab_id=”1507770345158-7″][vc_column_text]Documentos relativos as atividades do Curso de Direito
Nesta seção disponibilizamos diversos documentos utilizados durante o curso e os regulamentos de diversas atividades acadêmicas.
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Atividades Complementares

Normas para TCC – Trabalhos Científicos
Regulamento de Estágio Supervisionado[/vc_column_text][/single_tab][single_tab title=”Estágio Supervisionado” tab_id=”1507770465477-2-8″][vc_column_text]Nesta seção estão os modelos de documentos relativo as disciplinas e atividades de estágio que deverão ser preenchidos conforme os dados e informações do estagiário e da empresa concedente.
MODELOS:

[/vc_column_text][/single_tab][single_tab title=”Horários” tab_id=”1507770520535-3-10″][vc_column_text]Nesta seção estão os horários de aula e das avaliações relativas ao semestre letivo.
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Horário de Aula
Horário da Avaliação N1
Horário da Avaliação N2
Horário da Avaliação EXAME[/vc_column_text][/single_tab][/ult_tab_element][/vc_column][vc_column width=”1/6″][vc_single_image image=”7574″ img_size=”” alignment=”center”][/vc_column][/vc_row]

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