O Curso de Graduação em Administração

1 APRESENTAÇÃO E IMPORTÂNCIA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

A administração é uma das carreiras mais importante do país, é considerado também um dos principais cursos que temos no Brasil. O Curso de Administração é formador de futuros gestores para diferentes segmentos econômicos e para diversas áreas de trabalho dentro das empresas. Enfoca a formação holística e tende a gerar pessoas preparadas para os desafios do mercado que se transforma continuamente. É um curso com potencial enorme de melhorias para a sociedade, tanto no setor privado quanto no setor público, além de ser um curso com possibilidades de atuação ilimitadas.

 2 CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO

Segundo o Conselho Federal de Administração (CFA), a Administração apresenta os seguintes campos de atuação:

  • Administração e Seleção de Pessoal/Recursos Humanos;
  • Organização, Sistemas e Métodos (OSM);
  • Orçamento;
  • Empresário;
  • Administração de Material/Logística;
  • Administração Financeira;
  • Administração Hospitalar / Saúde;
  • Administração Hoteleira;
  • Administração Mercadológica/Marketing;
  • Administração de Produção;
  • Relações Industriais/Benefícios/Segurança do Trabalho

 

3 IDENTIFICAÇÃO DO CURSO

NOME DO CURSO:  ADMINISTRAÇÃO

RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO: Portaria nº 208, de 25 de junho de 2020

ANO DO PPC: 2016

HABILITAÇÃO: Bacharel em Administração

REGIME ACADÊMICO: Semestral

TURNO DE FUNCIONAMENTO: Noturno – 19 às 22h35 min

MODALIDADE: Presencial e EaD

NÚMERO DE VAGAS: 200 vagas anuais.

DURAÇÃO/ PERÍODO DE INTEGRALIZAÇÃO: 4 anos – 8 semestres

CARGA HORÁRIA: 3.612 horas/aula – 3.010 horas/relógio

MATRIZ CURRICULAR: Acesse aqui

4 PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO

  • Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão;
  • Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, expressar de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;
  • Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional; e
  • Desenvolver qualidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, relevando-se profissional adaptável.

5 COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO

  • Despertar o interesse pelos assuntos econômicos, desenvolvendo a habilidade para a análise e o pensamento crítico;
  • Ser agente na condução de prospecção de cenários e apresentar argumentos para análises de longo prazo nas organizações;
  • Ser capaz de desenvolver o raciocínio lógico, crítico e analítico; e
  • Desenvolver a visão de integração da economia com outras áreas de conhecimento.
  • Em termos de Competências, tem-se:

– Contextualizar os conceitos básicos da economia com o mercado internacional, nacional, regional e local;

– Aplicar a atividade econômica dentro do processo de planejamento e gerenciamento das organizações; e

– Interpretar as informações referentes à economia que subsidiará nas decisões das instituições perante o mercado.

 

6 OBJETIVO GERAL DO CURSO

I – Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão;

II – Desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;

III – refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;

IV – Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, expressar de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;

V – Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;

VI – Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável;

VII – Desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações; e

VIII – Desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.

7 OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO CURSO

  • Possibilitar o conhecimento, a compreensão e as formas de utilização no dia a dia, dos instrumentos e das técnicas modernas de gestão e de administração.
  • Criar condições para a adoção de uma atitude pessoal de autocrítica permanente, de modo que a formação proposta e as novas formas de procedimentos daí decorrentes sejam uma constante na vida profissional e no ambiente das organizações.
  • Incentivar os participantes para o espírito empreendedor.
  • Despertar junto aos participantes o papel estratégico da Administração na definição de projetos para os mais diferentes tipos de organizações.
  • Incentivar a adoção de novas atitudes e práticas de novos comportamentos que possibilitem a transferência de aprendizado para o desenvolvimento grupal no âmbito das organizações.
  • Motivar a adoção de uma atitude pessoal de autocrítica permanente frente aos novos modelos de gestão e de organização.
  • Promover a internalização de valores de responsabilidade social, justiça e ética profissional.
  • Desenvolver atividades de pesquisa, extensão (cursos, eventos científicos, palestras, visitas técnicas, seminários e outros) que proporcionem uma complementação à formação profissional de nosso aluno.

 

8 CORPO DOCENTE

Coordenadora do Curso

Rosangela Ferreira Martins Oliveira

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1197489942629838

Possui graduação em Administração pela Faculdade Quirinópolis (2008), Especialista em Recursos Humanos pela Faculdade Quirinópolis e Mídia Interativa pela Universidade Federal de Goiás (2018). Exerce a função de Coordenadora do Curso de Administração da FAQUI desde 2018 até a data atual. É professora do Curso de Administração da FAQUI e atua como Contadora desde 2001.

 

Professores(as) Lattes
Cristiano Garcez Gualberto https://lattes.cnpq.br/9224563425944034
Gilson Xavier de Azevedo https://lattes.cnpq.br/7422465237646518
Greyce Lara Pereira https://lattes.cnpq.br/6701787838100549
Leandro Aparecido de Souza http://lattes.cnpq.br/71538163068270923
Leonine Monteiro Branquinho http://lattes.cnpq.br/0113894347809920
Marcos Roberto da Silva http://lattes.cnpq.br/2326609660013482
Nelson Ricardo Costa Silveira http://lattes.cnpq.br/0143192819699903
Sérgio Martins de Oliveira http://lattes.cnpq.br/5389020520467311
Valtênio Gonçalves Pereira http://lattes.cnpq.br/6559027901254205
Vania Luiza Pagliari Cruz http://lattes.cnpq.br/0480467458041047

 

Documentos relativos as atividades do Curso de Administração

REGULAMENTOS
Regulamento para Desenvolvimento de TCC
 Regulamento Laboratório de Informática
 Regulamento de Estágio Supervisionado

ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Carta de Solicitação de Estágio
Ficha Cadastral
Carta de Aceite
Plano de Atividades
Termo de Convênio
Termo de Compromisso
Relatório Parcial Mensal de Atividades
Relatório Final
Ficha de Avaliação de Estágio

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

HORÁRIOS DE AULAS E AVALIAÇÕES 2021/1

 Horário de Aula
 Horário da Avaliação N1
 Horário da Avaliação N1 – SEGUNDA CHAMADA
 Horário da Avaliação N2
 Horário da Avaliação N2 – SEGUNDA CHAMADA
 Horário da Avaliação EXAME FINAL