O Curso de Graduação em Administração
1 APRESENTAÇÃO E IMPORTÂNCIA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
A administração é uma das carreiras mais importante do país, é considerado também um dos principais cursos que temos no Brasil. O Curso de Administração é formador de futuros gestores para diferentes segmentos econômicos e para diversas áreas de trabalho dentro das empresas. Enfoca a formação holística e tende a gerar pessoas preparadas para os desafios do mercado que se transforma continuamente. É um curso com potencial enorme de melhorias para a sociedade, tanto no setor privado quanto no setor público, além de ser um curso com possibilidades de atuação ilimitadas.
2 CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO
Segundo o Conselho Federal de Administração (CFA), a Administração apresenta os seguintes campos de atuação:
- Administração e Seleção de Pessoal/Recursos Humanos;
- Organização, Sistemas e Métodos (OSM);
- Orçamento;
- Empresário;
- Administração de Material/Logística;
- Administração Financeira;
- Administração Hospitalar / Saúde;
- Administração Hoteleira;
- Administração Mercadológica/Marketing;
- Administração de Produção;
- Relações Industriais/Benefícios/Segurança do Trabalho
3 IDENTIFICAÇÃO DO CURSO
NOME DO CURSO: ADMINISTRAÇÃO
RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO: Portaria nº 208, de 25 de junho de 2020
ANO DO PPC: 2016
HABILITAÇÃO: Bacharel em Administração
REGIME ACADÊMICO: Semestral
TURNO DE FUNCIONAMENTO: Noturno – 19 às 22h35 min
MODALIDADE: Presencial e EaD
NÚMERO DE VAGAS: 200 vagas anuais.
DURAÇÃO/ PERÍODO DE INTEGRALIZAÇÃO: 4 anos – 8 semestres
CARGA HORÁRIA: 3.612 horas/aula – 3.010 horas/relógio
4 PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO
- Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão;
- Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, expressar de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;
- Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional; e
- Desenvolver qualidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, relevando-se profissional adaptável.
5 COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO
- Despertar o interesse pelos assuntos econômicos, desenvolvendo a habilidade para a análise e o pensamento crítico;
- Ser agente na condução de prospecção de cenários e apresentar argumentos para análises de longo prazo nas organizações;
- Ser capaz de desenvolver o raciocínio lógico, crítico e analítico; e
- Desenvolver a visão de integração da economia com outras áreas de conhecimento.
- Em termos de Competências, tem-se:
– Contextualizar os conceitos básicos da economia com o mercado internacional, nacional, regional e local;
– Aplicar a atividade econômica dentro do processo de planejamento e gerenciamento das organizações; e
– Interpretar as informações referentes à economia que subsidiará nas decisões das instituições perante o mercado.
6 OBJETIVO GERAL DO CURSO
I – Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão;
II – Desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;
III – refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;
IV – Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, expressar de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;
V – Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;
VI – Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável;
VII – Desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações; e
VIII – Desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.
7 OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO CURSO
- Possibilitar o conhecimento, a compreensão e as formas de utilização no dia a dia, dos instrumentos e das técnicas modernas de gestão e de administração.
- Criar condições para a adoção de uma atitude pessoal de autocrítica permanente, de modo que a formação proposta e as novas formas de procedimentos daí decorrentes sejam uma constante na vida profissional e no ambiente das organizações.
- Incentivar os participantes para o espírito empreendedor.
- Despertar junto aos participantes o papel estratégico da Administração na definição de projetos para os mais diferentes tipos de organizações.
- Incentivar a adoção de novas atitudes e práticas de novos comportamentos que possibilitem a transferência de aprendizado para o desenvolvimento grupal no âmbito das organizações.
- Motivar a adoção de uma atitude pessoal de autocrítica permanente frente aos novos modelos de gestão e de organização.
- Promover a internalização de valores de responsabilidade social, justiça e ética profissional.
- Desenvolver atividades de pesquisa, extensão (cursos, eventos científicos, palestras, visitas técnicas, seminários e outros) que proporcionem uma complementação à formação profissional de nosso aluno.
8 CORPO DOCENTE
Coordenadora do Curso
Rosangela Ferreira Martins Oliveira
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1197489942629838
Possui graduação em Administração pela Faculdade Quirinópolis (2008), Especialista em Recursos Humanos pela Faculdade Quirinópolis e Mídia Interativa pela Universidade Federal de Goiás (2018). Exerce a função de Coordenadora do Curso de Administração da FAQUI desde 2018 até a data atual. É professora do Curso de Administração da FAQUI e atua como Contadora desde 2001.
Professores(as) | Lattes |
Cristiano Garcez Gualberto | https://lattes.cnpq.br/9224563425944034 |
Gilson Xavier de Azevedo | https://lattes.cnpq.br/7422465237646518 |
Greyce Lara Pereira | https://lattes.cnpq.br/6701787838100549 |
Leandro Aparecido de Souza | http://lattes.cnpq.br/71538163068270923 |
Leonine Monteiro Branquinho | http://lattes.cnpq.br/0113894347809920 |
Marcos Roberto da Silva | http://lattes.cnpq.br/2326609660013482 |
Nelson Ricardo Costa Silveira | http://lattes.cnpq.br/0143192819699903 |
Sérgio Martins de Oliveira | http://lattes.cnpq.br/5389020520467311 |
Valtênio Gonçalves Pereira | http://lattes.cnpq.br/6559027901254205 |
Vania Luiza Pagliari Cruz | http://lattes.cnpq.br/0480467458041047 |
Documentos relativos as atividades do Curso de Administração
REGULAMENTOS
Regulamento para Desenvolvimento de TCC
Regulamento Laboratório de Informática
Regulamento de Estágio Supervisionado
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Anexo 1 – Termo de Convênio
Anexo 2 – Termo de Compromisso
Anexo 3 – Ficha Cadastral
Anexo 4 – Carta de Solicitação de Estágio
Anexo 5 – Carta de Aceite
Anexo 6 – Plano de atividades de Estágio
Anexo 7 – Ficha de Avaliação de Estágio
Anexo 8 – Ficha de Frequência
Anexo 9 – Declaração de cumprimento de carga horária
Anexo 10 – Relatório Final Estágio
Anexo 11 – Relatório Mensal do Professor de Estágio
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
HORÁRIOS DE AULAS E AVALIAÇÕES 2023/1
Horário de Aula
Horário da Avaliação N1
Horário da Avaliação N1 – SEGUNDA CHAMADA
Horário da Avaliação N2
Horário da Avaliação N2 – SEGUNDA CHAMADA
Horário da Avaliação EXAME FINAL