Visita Técnica – Turma de Direito 9º A e B – Mineiros – GO


ACADÊMICOS DO CURSO DE DIREITO DA FAQUI REALIZAM VISITA TÉCNICA AO PARQUE NACIONAL DAS EMAS/MINEIROS/GO

      No dia 13 de abril de 2019, foi realizada a visita técnica pelos acadêmicos da Disciplina Direito Agrário e Ambiental, 9º período (Turmas A e B) do curso de Direito da Faculdade FAQUI a Unidade de Conservação Parque Nacional das EMAS (PNE), reconhecido pela UNESCO (ONU)  como Patrimônio da Humanidade. A oportunidade da visita também foi aberta  a outros períodos, participando estudantes dos 3º e 7º.

   Tal visita, de acordo com a titular da referida disciplina e coordenadora da visita, Profa. Ma. Jaqueline Oliveira, objetiva conhecer in loco  uma Unidade de Conservação (UC). As UC’s são  legalmente instituídas pelo poder público, nas suas três  esferas (municipal, estadual e federal) e reguladas pela Lei n. 9.985, de 2000, a qual institui o Sistema Nacional de Unidades   de Conservação (SNUC). Estão divididas em dois grupos: as de proteção integral e as de uso sustentável.

     O Parque Nacional das Emas é Unidade de Conservação que apresenta as diversas formas de cerrado dentro do  Sudoeste Goiano. Compreende uma área superior a 132 mil hectares dos municípios de Mineiros/GO, Chapadão do Céu/GO e Costa Rica/MS, como os campos limpos, campos sujos, veredas e matas ciliares. Tal Unidade de Conservação preserva rios de importantes bacias hidrográficas do Brasil, tais como os rios Taquari e o Araguaia, além do rio Formoso e o rio Jacuba.

     Quanto aos resultados alcançado pela visita técnica, destacam-se a compreensão de 91 acadêmicos participantes da visita ao (PNE) referente ao conteúdo ministrado em sala de aula a respeito das UC’s,sobretudo, PNE e a interação dos alunos com o meio ambiente.

      Segundo os acadêmicos a visita alinhou o conhecimento técnico e prático a suas  futuras responsabilidades profissionais em relação ao meio ambiente e à  questão Agrária brasileira.

Texto fornecido pela Profa. Ma. Jaqueline Oliveira.

Professor, Tutor, Procurador Institucional e Pesquisador Institucional da FAQUI - Faculdade Quirinópolis. Co-Responsável pela implantação do EaD.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *