Bem-vindo à Faculdade Quirinópolis!

______________

“O que torna os sonhos ousados é o fato de serem realizáveis”.

A Faculdade Quirinópolis é fruto do sonho de sua principal dirigente, a Professora Anésia Ferreira dos Santos. Atuante na educação de Quirinópolis e região desde 1960, passo a passo, foi construindo os fundamentos desta Instituição e em 2004 nascia a Faculdade Quirinópolis que hoje é referência na educação.

A Faculdade Quirinópolis foi concebida com o objetivo de elevar o nível cultural e profissional da região por meio de cursos de graduação e pós-graduação, bem como cursos de extensão, especialização, atualização, aperfeiçoamento e capacitação profissional, focado na qualidade do ensino.

Com o objetivo de construir uma história a favor da cidadania, visando o progresso e o desenvolvimento da comunidade, oferece condições aos seus acadêmicos de se tornaram profissionais, com formação técnica e valores éticos para a sua inserção no mercado de trabalho, e, sobretudo para pleno exercício de sua cidadania.

Para garantir seus objetivos, a Instituição, desenvolve a educação em torno de quatro aprendizagens fundamentais, recomendadas pelo “Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI”.

“Aprender a Conhecer” caracterizado pela busca do domínio dos instrumentos do conhecimento com a finalidade precípua de descobrir, compreender, fazer ciência.

“Aprender a Fazer” entendendo-se que, embora indissociável do “aprender a conhecer”, o “aprender a fazer” refere-se diretamente à formação profissional, à medida que se trata de orientar o acadêmico a por em prática os seus conhecimentos, adaptando a educação à configuração do trabalho na sociedade atual;

“Aprender a viver juntos” constituindo-se num grande desafio para a Educação, tendo em vista que trata de ajudar os acadêmicos no processo de aprendizagem para a participação, a cooperação e, sobretudo, para a busca coletiva de soluções para os problemas contemporâneos;

“Aprender a ser” integrando as três aprendizagens anteriores, e caracterizando-se pela elaboração de pensamentos autônomos e críticos que contribuam na formulação própria de juízos de valor, formando assim um cidadão profissional, decidido e preparado para agir nas diferentes circunstâncias da vida.


O que faz a diferença?

A Faculdade Quirinópolis promove o pensar, mostra-se dinâmica, cheia de vida na busca de renovação e aperfeiçoamento com esperança de que todos estejam sonhando juntos. E mais tarde, lembranças virão à memória: os que lançaram semente, os que prepararam o caminho, os que construíram o trabalho, em fim, todos os que por aqui passaram nos remetem a Guimarães Rosa, quando afirma:

“A vida é um mutirão de toda, por todos temperada”.


A Missão

Instituir centro de excelência no campo do ensino superior, compromissado com a produção e a disseminação de conhecimentos, tendo como foco o Estado de Goiás e Região de Quirinópolis, participando do esforço nacional para a compreensão de seus problemas, visando contribuir com o desenvolvimento sustentável da nação.” PDI.

Objetivos Institucionais

A Instituição tem os seguintes objetivos

1. Desenvolver ensino superior em nível de graduação e de pós-graduação nas diferentes áreas de conhecimento;

2. Capacitar o acadêmico para atender às solicitações da comunidade através de uma atuação positiva em atividades de extensão, associadas ao respeito à vida e ao meio ambiente;

3. Preparar o acadêmico, com vistas a exercitar sua liberdade, sua iniciativa, sua criatividade, seu senso critico, sua capacidade de cooperação e de responsabilidade social;

4. Desenvolver uma educação transformadora que propicie às novas gerações uma formação humanística e profissional orientada de co-responsabilidade;

5. Estimular o permanente aperfeiçoamento profissional;

6. Estabelecer com a comunidade uma relação de reciprocidade.


Visão de Futuro

A Faculdade Quirinópolis se propõe a ser uma Instituição de Ensino Superior sustentável, reconhecida e consolidada pela sua responsabilidade com a educação de excelência e com a formação de pessoas dinâmicas que possam transformar a sociedade, oferecendo por meio dos seus Cursos, o suporte teórico e prático às diferentes áreas do conhecimento, de modo que seus egressos se tornem agentes de renovação em seus ambientes e sua própria vida.


Os Princípios Institucionais de Ensino

Adota como princípios os emanados do Art. 3º da Lei n°9. 394/96-LDB, a saber:

I. igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

II. liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;

III. pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas;

IV. respeito à liberdade e apreço à tolerância;

V. coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;

VI. valorização do profissional da educação escolar;

VII. garantia de padrão de qualidade;

VIII. valorização da experiência extraescolar;

IX. vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais;

X. consideração com a diversidade étnico-racial.

Valores Institucionais

A atuação da comunidade acadêmica da Faculdade Quirinópolis é pautada por:

Ética:

A Ética é, para a Faculdade Quirinópolis, o valor fundamental que rege toda e qualquer interação humana, independente de seu papel. Considera que a Ética do indivíduo é o ponto de partida para a construção de um sistema de valores equilibrado e sadio, permitindo que a partir dele sejam solidificados os fundamentos para os demais valores, sejam eles pessoais ou dos diversos ambientes em que está inserido. Tendo consciência e honrando seus próprios valores, o indivíduo poderá exercer sua vocação de forma plena, contribuindo para uma sociedade mais equilibrada.

Respeito:

Por Respeito, a Instituição preza:

1. O respeito à pessoa humana – independente de qualquer diversidade;

2. O respeito à autoridade – entendida no sentido moderno Weberiano, ou seja, como decorrência natural da responsabilidade institucional que recai sobre todos aqueles que têm funções de Direção, Orientação, Coordenação ou qualquer chefia na comunidade acadêmica;

3. O respeito ao trabalho do outro – todas as tarefas da Instituição são importantes e devem ser cumpridas respeitadas por todos.

Compromisso

Por Compromisso, a Faculdade Quirinópolis define sua política de trabalho em consonância com as necessidades e expectativas gerais da sociedade local, em interface permanente com o mercado de trabalho global e o sistema educacional, na convicção de que cabe à Educação preparar os indivíduos para compreender os impactos das novas tecnologias na cultura, concebendo a sociedade como um processo complexo e inacabado, onde valores e paradigmas estão sendo permanentemente questionados.

Formação Integral

A Faculdade Quirinópolis entende que a construção de um ser humano integral tem início quando este toma conhecimento do ambiente em que está inserido. A partir deste conhecimento, como parte integrante e ativa da sociedade, poderá aplicar plenamente as habilidades adquiridas. Para este fim, a Faculdade Quirinópolis, tem como filosofia: “Promoção do ensino de qualidade por meio da criação e desenvolvimento de atividades acadêmicas que considerem os conhecimentos, as habilidades e as atitudes essenciais à formação humana e profissional”.

Pluralidade

Por Pluralidade, a Faculdade Quirinópolis entende que a Sociedade Global é composta por “diferentes”, cujas características são importantes para a Instituição na superação do “déficit de conhecimentos” e no enriquecimento do diálogo entre povos e entre culturas. Será a partir da compreensão das diferenças individuais, da aceitação do oposto, da tolerância com os adversos que se construirá a sociedade “global”, pluralista e fraterna.

Estes princípios norteadores requerem estratégias educativas variadas no pensar e no fazer acadêmicos, que buscará gradativamente:

“A construção coletiva” – expressa na intenção e prática de cada segmento, levando em conta a articulação dialética, diferenciação e integração, globalidade e especificidade.

“A interação recíproca com a sociedade “– caracterizada pela educação e desenvolvimento econômico-social sustentável, reafirma seu compromisso com a formação humana e profissional. A construção permanente da qualidade do ensino – entendida e incorporada como processual e cotidiana da graduação e da pós-graduação, indagando continuamente sobre:

1. Que tipo de sociedade temos e queremos?

2. Qual a função dos Cursos frente às novas relações sociais e de produção?

3. Qual o perfil do profissional a formar frente às exigências da sociedade?

A integração entre ensino, pesquisa e extensão, busca a construção de um processo educacional fundado na elaboração/reelaboração de conhecimentos, na apreensão e intervenção na realidade enquanto dinâmica e contraditória.

“A extensão” voltada para seus aspectos fundamentais, quais sejam, tornar a coletividade beneficiária direta e imediata das conquistas do ensino e da pesquisa, socializando o saber universitário e a coleta do saber não científico elaborado pela comunidade para, estruturando o em bases científicas, restituí-lo à sua origem.

“O desenvolvimento curricular” – contextualizado e circunstanciado, entendido como atividade humana e construído buscando a permanente unidade, teoria e prática e a adoção de aspectos metodológicos fundados nos pressupostos da metodologia dialética que concebe a sociedade e a educação como dinâmicas, contraditórias e partícipes das relações infra e superestruturais.

A Responsabilidade Social

A Faculdade Quirinópolis assume a função de agente social na comunidade em que está inserida, com a responsabilidade perante a sociedade, como fomentadora, junto aos estudantes, de questionamentos, reflexões e discussões que levem estes à construção de sua própria consciência social que motiva as ações de transformação e melhoria da qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente.

Para cumprir sua função como agente social, a Faculdade Quirinópolis realiza ações humanitárias como:

  • Doações para ONG’s e instituições locais, nacionais e internacionais;

  • Construção de moradia;

  • Doações de móveis e equipamentos usados;

  • Doação de alimentos e agasalhos para famílias carentes;

  • Realização de projetos comunitários como: plantio, defesa de nascentes, patrocínio de eventos culturais e esportivos;

  • Formação humana para presidiários;

  • Participação em campanhas de doação de sangue;

  • Separação do lixo para reciclagem;

  • Contribuição para o não desperdício de energia, água e papel;

A Responsabilidade Social também é praticada na Faculdade Quirinópolis por meio de um sistema de gestão baseado no relacionamento interno, compromissado com a ética e a transparência, com a certeza de que assim estará contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região onde está inserida com a qualificação do capital humano e tecnológico responsável.