Enfermagem

O Curso de Graduação em Enfermagem

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1. A Importância do Enfermeiro

           Segundo a brasileira Dra. Wanda Horta, enfermagem é “a ciência e a arte de assistir o ser humano (indivíduo, família e comunidade), no atendimento de suas necessidades básicas”. Ou seja, o enfermeiro assume um papel cada vez mais decisivo e proativo no que se refere à identificação das necessidades de cuidado da população, bem como na promoção e proteção da saúde dos indivíduos em suas diferentes dimensões.

 

2. O campo de atuação profissional e mercado

       Nos últimos anos, a procura por enfermeiros vem aumentando gradativamente em nosso país; a OMS – Organização Mundial da Saúde recomenda que exista um profissional para cada 500 habitantes, porém, o Brasil tem atualmente cerca de 0,9 para cada mil. Por isto, o mercado tem exigido que os profissionais estejam cada vez mais capacitados para atender diferentes demandas.

 

 3. Identificação do Curso

 

NOME DO CURSO: Enfermagem

RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO: Portaria SERES/MEC n° 821, 30/dez/2014

HABILITAÇÃO: Bacharelado em Enfermagem

REGIME ACADÊMICO:  Semestral

TURNO DE FUNCIONAMENTO:  Noturno
NÚMERO DE VAGAS: 100 vagas anuais.

DURAÇÃO/ PERÍODO DE INTEGRALIZAÇÃO: 5 anos -10 semestres
CARGA HORÁRIA:
4.824 horas/aula - 4.020 horas/relógio

4. Perfil Profissional do Egresso

         Considerando  as  concepções  filosóficas  e  educacionais,  os  objetivos  formativos  intitucionais ,  sua  missão,  visão, valores,  e  os  preceitos  dispostos  no  seu  PDI;  a  FAQUI busca  que  os  egressos  de  todos  os  seus  cursos superiores, sejam profissionais que: 

  • tenham competência técnica e tecnológica em sua área de atuação;
  • sejam capazes de se inserir no mundo do trabalho de modo compromissado com o desenvolvimento regional sustentável;
  • tenham formação humanística e cultura geral integrada à formação técnica, tecnológica e científica;
  • atuem com base em princípios éticos e de maneira sustentável;
  • saibam interagir  e  aprimorar  continuamente  seus  aprendizados  a  partir  da  convivência  democrática com culturas, modos de ser e pontos de vista divergentes; e sejam cidadãos críticos, propositivos e dinâmicos na busca de novos conhecimentos.     

          No âmbito do curso, a RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 3, DE 7 DE NOVEMBRO DE 2001 que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Enfermagem bacharelado, em seu Art. 3º o Curso de Graduação em Enfermagem tem como perfil do formando egresso/profissional: Enfermeiro, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Profissional qualificado para o exercício de Enfermagem, com base no rigor científico e intelectual e pautado em princípios éticos. Capaz de conhecer e intervir sobre os problemas/situações de saúde-doença mais prevalentes no perfil epidemiológico nacional, com ênfase na sua região de atuação, identificando as dimensões bio-psico-sociais dos seus deter minantes. Capacitado a atuar, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano.

5. Objetivo Geral do Curso

        A formação do enfermeiro tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:

I -Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a  responsabilidade  da  atenção  à  saúde  não  se  encerra  com  o  ato  técnico,  mas  sim,  com  a  resolução  do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo;

II -Tomada  de  decisões:  o  trabalho  dos  profissionais  de  saúde  deve  estar  fundamentado  na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos,  de  equipamentos,  de  procedimentos  e  de  práticas.  Para  este  fim,  os  mesmos  devem  possuir  competências  e  habilidades  para  avaliar,  sistematizar  e  decidir  as  condutas  mais  adequadas,  baseadas em evidências científicas;

III -Comunicação:   os   profissionais   de   saúde   devem   ser   acessíveis   e   devem   manter   a confidencialidade  das  informações  a  eles  confiadas,  na  interação  com  outros  profissionais  de  saúde  e  o  público  em  geral.  A  comunicação  envolve  comunicação  verbal,  não-verbal  e  habilidades  de  escrita  e  leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação;

IV -Liderança:  no  trabalho  em  equipe  multiprofissional,  os  profissionais  de  saúde  deverão estar aptos  a  assumir  posições  de  liderança,  sempre  tendo  em  vista  o  bem-estar  da  comunidade.  A  liderança  envolve  compromisso,  responsabilidade,  empatia,  habilidade  para  tomada  de  decisões,  comunicação  e  gerenciamento de forma efetiva e eficaz;

V -Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o  gerenciamento  e  administração  tanto  da  força  de  trabalho  quanto  dos  recursos  físicos  e  materiais  e  de  informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, em pregadores ou lideranças na equipe de saúde; e

VI -Educação  permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na  sua  formação,  quanto  na  sua  prática.  Desta  forma,  os  profissionais  de  saúde  devem  aprender  a  aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais estimulando  e  desenvolvendo  a  mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação por meio de redes nacionais e internacionais.

6. Objetivos Específicos  do Curso

       A formação do enfermeiro tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades específicas:

I – atuar profissionalmente, compreendendo a natureza humana em suas dimensões, em suas expressões e fases evolutivas;

II – incorporar a ciência/arte do cuidar como instrumento de interpretação profissional;

III – estabelecer novas relações com o contexto social, reconhecendo a estrutura e as formas de organização social, suas transformações eexpressões;

IV – desenvolver formação técnico-científica que confira qualidade ao exercício profissional;

V – compreender a política de saúde no contexto das políticas sociais, reconhecendo os perfis epidemiológicos das populações;

VI – reconhecer a saúde como direito e condições dignas de vida e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade ;

VII – atuar nos programas de assistência integral à saúde da criança, do adolescente, da mulher, do adulto e do idoso;

VIII – ser capaz de diagnosticar e solucionar problemas de saúde, de comunicar-se, de tomar decisões, de intervir no processo de trabalho, de trabalhar em equipe e de enfrentar situações em constante mudança;

IX – reconhecer as relações de trabalho e sua influência na saúde;

X – atuar como sujeito no processo de formação de recursos humanos;

XI - responder às especificidades regionais através de intervenções planejadas estrategicamente, em níveis de promoção, prevenção e reabilitação à saúde;

XII – reconhecer-se como coordenador do trabalho da equipe de enfermagem;

XIII – assumir o compromisso ético, humanístico e social com o trabalho multiprofissional em saúde.

XIV – promover estilos de vida saudáveis, conciliando as necessidades tanto dos seus clientes/pacientes quanto às de sua comunidade, atuando como agente de transformação social;

XV – usar adequadamente novas tecnologias, tanto de informação e comunicação, quanto de ponta para o cuidar de enfermagem;

XVI – atuar nos diferentes cenários da prática profissional, considerando os pressupostos dos modelos clínico e epidemiológico;

XVII – identificar as necessidades individuais e coletivas de saúde da população, seus condicionantes e determinantes;

XIII – intervir no processo de saúde-doença, responsabilizando-se pela qualidade da assistência/cuidado de enfermagem em seus diferentes níveis de atenção à saúde, com ações de promoção, prevenção, proteção e reabilitação à saúde, na perspectiva da integralidade da assistência;

XIX – coordenar o processo de cuidar em enfermagem, considerando contextos e demandas de saúde;

XX – prestar cuidados de enfermagem compatíveis com as diferentes necessidades apresentadas pelo indivíduo, pela família e pelos diferentes grupos da comunidade;

XXI – compatibilizar as características profissionais dos agentes da equipe de enfermagem às diferentes demandas dos usuários;

XXII – integrar as ações de enfermagem às ações multiprofissionais;

XXIII – gerenciar o processo de trabalho em enfermagem com princípios de Ética e de Bioética, com resolutividade tanto em nível individual como coletivo em todos os âmbitos de atuação profissional;

XXIV – planejar, implementar e participar dos programas de formação e qualificação contínua dos trabalhadores de enfermagem e de saúde;

XXV – planejar e implementar programas de educação e promoção à saúde, considerando a especificidade dos diferentes grupos sociais e dos distintos processos de vida, saúde, trabalho e adoecimento;

XXVI – desenvolver, participar e aplicar formas de produção de conhecimento que objetivem a qualificação da prática profissional;

XXVII – respeitar os princípios éticos, legais e humanísticos da profissão;

XXIII – interferir na dinâmica de trabalho institucional, reconhecendo-se como agente desse processo e participar da composição das estruturas consultivas e deliberativas do sistema de saúde;

XXIX – utilizar os instrumentos que garantam a qualidade do cuidado de enfermagem e da assistência à saúde;

XXX – assessorar órgãos, empresas e instituições em projetos de saúde;

XXXII - cuidar da própria saúde física e mental e buscar seu bem-estar como cidadão e como enfermeiro; e

XXXIII - reconhecer o papel social do enfermeiro para atuar em atividades de política e planejamento em saúde.

 

Profª. Fernanda Resende Maksoud  (Currículo Lattes)

Coordenadora do Curso de Enfermagem da Faculdade Quirinópolis

Documentos relativos as atividades do Curso de Enfermagem

Nesta seção disponibilizamos diversos documentos utilizados durante o curso e os regulamentos de diversas atividades acadêmicas.
Downloads
 Formulário de Atividades Complementares
 Regulamento para Desenvolvimento de TCC
 Regulamento de Monitória
 Regulamento da Prova Multidisciplinar
 Regulamento Laboratório de Informática
 Regulamento de Estágio Supervisionado

Nesta seção estão os modelos de documentos relativo as disciplinas e atividades de estágio que deverão ser preenchidos conforme os dados e informações do estagiário e da empresa concedente.

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Conduta Acadêmicos em Estágio
Pasta de Estágio

Nesta seção estão os horários de aula e das avaliações relativas ao semestre letivo.

DOWNLOADS

Horário de Aula

 Horário de Curso de Verão

Horário da Avaliação N1

 Horário da Avaliação N2

 Horário da Avaliação EXAME

Sobre o Curso

O Curso de Graduação em Enfermagem

 ...

1. A Importância do Enfermeiro

           Segundo a brasileira Dra. Wanda Horta, enfermagem é “a ciência e a arte de assistir o ser humano (indivíduo, família e comunidade), no atendimento de suas necessidades básicas”. Ou seja, o enfermeiro assume um papel cada vez mais decisivo e proativo no que se refere à identificação das necessidades de cuidado da população, bem como na promoção e proteção da saúde dos indivíduos em suas diferentes dimensões.

 

2. O campo de atuação profissional e mercado

       Nos últimos anos, a procura por enfermeiros vem aumentando gradativamente em nosso país; a OMS – Organização Mundial da Saúde recomenda que exista um profissional para cada 500 habitantes, porém, o Brasil tem atualmente cerca de 0,9 para cada mil. Por isto, o mercado tem exigido que os profissionais estejam cada vez mais capacitados para atender diferentes demandas.

 

 3. Identificação do Curso

 

NOME DO CURSO: Enfermagem

RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO: Portaria SERES/MEC n° 821, 30/dez/2014

HABILITAÇÃO: Bacharelado em Enfermagem

REGIME ACADÊMICO:  Semestral

TURNO DE FUNCIONAMENTO:  Noturno
NÚMERO DE VAGAS: 100 vagas anuais.

DURAÇÃO/ PERÍODO DE INTEGRALIZAÇÃO: 5 anos -10 semestres
CARGA HORÁRIA:
4.824 horas/aula - 4.020 horas/relógio

4. Perfil Profissional do Egresso

         Considerando  as  concepções  filosóficas  e  educacionais,  os  objetivos  formativos  intitucionais ,  sua  missão,  visão, valores,  e  os  preceitos  dispostos  no  seu  PDI;  a  FAQUI busca  que  os  egressos  de  todos  os  seus  cursos superiores, sejam profissionais que: 

  • tenham competência técnica e tecnológica em sua área de atuação;
  • sejam capazes de se inserir no mundo do trabalho de modo compromissado com o desenvolvimento regional sustentável;
  • tenham formação humanística e cultura geral integrada à formação técnica, tecnológica e científica;
  • atuem com base em princípios éticos e de maneira sustentável;
  • saibam interagir  e  aprimorar  continuamente  seus  aprendizados  a  partir  da  convivência  democrática com culturas, modos de ser e pontos de vista divergentes; e sejam cidadãos críticos, propositivos e dinâmicos na busca de novos conhecimentos.     

          No âmbito do curso, a RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 3, DE 7 DE NOVEMBRO DE 2001 que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Enfermagem bacharelado, em seu Art. 3º o Curso de Graduação em Enfermagem tem como perfil do formando egresso/profissional: Enfermeiro, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Profissional qualificado para o exercício de Enfermagem, com base no rigor científico e intelectual e pautado em princípios éticos. Capaz de conhecer e intervir sobre os problemas/situações de saúde-doença mais prevalentes no perfil epidemiológico nacional, com ênfase na sua região de atuação, identificando as dimensões bio-psico-sociais dos seus deter minantes. Capacitado a atuar, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano.

5. Objetivo Geral do Curso

        A formação do enfermeiro tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:

I -Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a  responsabilidade  da  atenção  à  saúde  não  se  encerra  com  o  ato  técnico,  mas  sim,  com  a  resolução  do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo;

II -Tomada  de  decisões:  o  trabalho  dos  profissionais  de  saúde  deve  estar  fundamentado  na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos,  de  equipamentos,  de  procedimentos  e  de  práticas.  Para  este  fim,  os  mesmos  devem  possuir  competências  e  habilidades  para  avaliar,  sistematizar  e  decidir  as  condutas  mais  adequadas,  baseadas em evidências científicas;

III -Comunicação:   os   profissionais   de   saúde   devem   ser   acessíveis   e   devem   manter   a confidencialidade  das  informações  a  eles  confiadas,  na  interação  com  outros  profissionais  de  saúde  e  o  público  em  geral.  A  comunicação  envolve  comunicação  verbal,  não-verbal  e  habilidades  de  escrita  e  leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação;

IV -Liderança:  no  trabalho  em  equipe  multiprofissional,  os  profissionais  de  saúde  deverão estar aptos  a  assumir  posições  de  liderança,  sempre  tendo  em  vista  o  bem-estar  da  comunidade.  A  liderança  envolve  compromisso,  responsabilidade,  empatia,  habilidade  para  tomada  de  decisões,  comunicação  e  gerenciamento de forma efetiva e eficaz;

V -Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o  gerenciamento  e  administração  tanto  da  força  de  trabalho  quanto  dos  recursos  físicos  e  materiais  e  de  informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, em pregadores ou lideranças na equipe de saúde; e

VI -Educação  permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na  sua  formação,  quanto  na  sua  prática.  Desta  forma,  os  profissionais  de  saúde  devem  aprender  a  aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais estimulando  e  desenvolvendo  a  mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação por meio de redes nacionais e internacionais.

6. Objetivos Específicos  do Curso

       A formação do enfermeiro tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades específicas:

I – atuar profissionalmente, compreendendo a natureza humana em suas dimensões, em suas expressões e fases evolutivas;

II – incorporar a ciência/arte do cuidar como instrumento de interpretação profissional;

III – estabelecer novas relações com o contexto social, reconhecendo a estrutura e as formas de organização social, suas transformações eexpressões;

IV – desenvolver formação técnico-científica que confira qualidade ao exercício profissional;

V – compreender a política de saúde no contexto das políticas sociais, reconhecendo os perfis epidemiológicos das populações;

VI – reconhecer a saúde como direito e condições dignas de vida e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade ;

VII – atuar nos programas de assistência integral à saúde da criança, do adolescente, da mulher, do adulto e do idoso;

VIII – ser capaz de diagnosticar e solucionar problemas de saúde, de comunicar-se, de tomar decisões, de intervir no processo de trabalho, de trabalhar em equipe e de enfrentar situações em constante mudança;

IX – reconhecer as relações de trabalho e sua influência na saúde;

X – atuar como sujeito no processo de formação de recursos humanos;

XI - responder às especificidades regionais através de intervenções planejadas estrategicamente, em níveis de promoção, prevenção e reabilitação à saúde;

XII – reconhecer-se como coordenador do trabalho da equipe de enfermagem;

XIII – assumir o compromisso ético, humanístico e social com o trabalho multiprofissional em saúde.

XIV – promover estilos de vida saudáveis, conciliando as necessidades tanto dos seus clientes/pacientes quanto às de sua comunidade, atuando como agente de transformação social;

XV – usar adequadamente novas tecnologias, tanto de informação e comunicação, quanto de ponta para o cuidar de enfermagem;

XVI – atuar nos diferentes cenários da prática profissional, considerando os pressupostos dos modelos clínico e epidemiológico;

XVII – identificar as necessidades individuais e coletivas de saúde da população, seus condicionantes e determinantes;

XIII – intervir no processo de saúde-doença, responsabilizando-se pela qualidade da assistência/cuidado de enfermagem em seus diferentes níveis de atenção à saúde, com ações de promoção, prevenção, proteção e reabilitação à saúde, na perspectiva da integralidade da assistência;

XIX – coordenar o processo de cuidar em enfermagem, considerando contextos e demandas de saúde;

XX – prestar cuidados de enfermagem compatíveis com as diferentes necessidades apresentadas pelo indivíduo, pela família e pelos diferentes grupos da comunidade;

XXI – compatibilizar as características profissionais dos agentes da equipe de enfermagem às diferentes demandas dos usuários;

XXII – integrar as ações de enfermagem às ações multiprofissionais;

XXIII – gerenciar o processo de trabalho em enfermagem com princípios de Ética e de Bioética, com resolutividade tanto em nível individual como coletivo em todos os âmbitos de atuação profissional;

XXIV – planejar, implementar e participar dos programas de formação e qualificação contínua dos trabalhadores de enfermagem e de saúde;

XXV – planejar e implementar programas de educação e promoção à saúde, considerando a especificidade dos diferentes grupos sociais e dos distintos processos de vida, saúde, trabalho e adoecimento;

XXVI – desenvolver, participar e aplicar formas de produção de conhecimento que objetivem a qualificação da prática profissional;

XXVII – respeitar os princípios éticos, legais e humanísticos da profissão;

XXIII – interferir na dinâmica de trabalho institucional, reconhecendo-se como agente desse processo e participar da composição das estruturas consultivas e deliberativas do sistema de saúde;

XXIX – utilizar os instrumentos que garantam a qualidade do cuidado de enfermagem e da assistência à saúde;

XXX – assessorar órgãos, empresas e instituições em projetos de saúde;

XXXII - cuidar da própria saúde física e mental e buscar seu bem-estar como cidadão e como enfermeiro; e

XXXIII - reconhecer o papel social do enfermeiro para atuar em atividades de política e planejamento em saúde.

 

Profª. Fernanda Resende Maksoud  (Currículo Lattes)

Coordenadora do Curso de Enfermagem da Faculdade Quirinópolis

Documentos

Documentos relativos as atividades do Curso de Enfermagem

Nesta seção disponibilizamos diversos documentos utilizados durante o curso e os regulamentos de diversas atividades acadêmicas.
Downloads
 Formulário de Atividades Complementares
 Regulamento para Desenvolvimento de TCC
 Regulamento de Monitória
 Regulamento da Prova Multidisciplinar
 Regulamento Laboratório de Informática
 Regulamento de Estágio Supervisionado

Estágio Supervisionado

Nesta seção estão os modelos de documentos relativo as disciplinas e atividades de estágio que deverão ser preenchidos conforme os dados e informações do estagiário e da empresa concedente.

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Conduta Acadêmicos em Estágio
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Horários

Nesta seção estão os horários de aula e das avaliações relativas ao semestre letivo.

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Horário de Aula

 Horário de Curso de Verão

Horário da Avaliação N1

 Horário da Avaliação N2

 Horário da Avaliação EXAME

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