Direito

O Curso de Graduação em Direito

Advogar vem do latim advocatu, ou seja, aquele que é chamado para ajudar.

 

1. A Importância do advogado

       Conforme o Artigo 133 da Constituição Federal, o advogado é indispensável à administração da justiça. Logo, tem um papel fundamental na formação da sociedade, garantindo seu bom funcionamento, pluralidade e democracia.

       Nos dias atuais, o mundo do trabalho vem sendo marcado por tensões conjunturais e por uma dinamicidade decorrente das mudanças ocorridas no cenário socioeconômico. Nesse cenário, a formação profissional deve ser alicerçada pela busca do essencial, pela defesa dos direitos dos cidadãos, para ações que nos tornem mais humanos, que fortaleçam as nossas convicções morais e sociais: distingam-nos como seres éticos e que respeitem a diversidade do ser.

 

2. O CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO BACHAREL EM DIREITO

       Nas diversas atividades próprias da Operação e Aplicação do Direito, como a Advocacia, a Magistratura, o Ministério Público, o Magistério Superior na área jurídica, a Procuradoria, a Assessoria Técnica, a Consultoria, a Diplomacia, a Defensoria Pública e todas as demais atividades profissionais que propiciem ao Bacharel em Direito

 

3. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO

 

NOME DO CURSO:  Direito

RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO: Portaria nº 20, de 12 de março de 2012.

HABILITAÇÃO: Bacharel em Direito

REGIME ACADÊMICO:  Semestral

TURNO DE FUNCIONAMENTO:  Noturno
NÚMERO DE VAGAS: 100 vagas anuais.

DURAÇÃO/ PERÍODO DE INTEGRALIZAÇÃO; 5 anos -10 semestres
Carga Horária:
 4.304

 

4. PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO

         Considerando  as  concepções  filosóficas  e  educacionais,  os  objetivos  formativos  institucionais,  sua  missão,  visão, valores,  e  os  preceitos  dispostos  no  seu  PDI;  a  FAQUI busca  que  os  egressos  de  todos  os  seus  cursos superiores, sejam profissionais que: 

  • tenham competência técnica e tecnológica em sua área de atuação;
  • sejam capazes de se inserir no mundo do trabalho de modo compromissado com o desenvolvimento regional sustentável;
  • tenham formação humanística e cultura geral integrada à formação técnica, tecnológica e científica;
  • atuem com base em princípios éticos e de maneira sustentável;
  • saibam interagir  e  aprimorar  continuamente  seus  aprendizados  a  partir  da  convivência  democrática com culturas, modos de ser e pontos de vista divergentes; e
  • sejam cidadãos críticos, propositivos e dinâmicos na busca de novos conhecimentos.     

          No âmbito do curso, a RESOLUÇÃO CNE/CES N° 9, de 29/09/ 2004, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Direito, bacharelado, em seu Art. 3º diz: O curso de graduação em Direito deverá assegurar, no perfil do graduando, sólida formação geral, humanística e axiológica, capacidade de análise, domínio de conceitos e da terminologia jurídica, adequada argumentação, interpretação e valorização dos fenômenos jurídicos e sociais, aliada a uma postura reflexiva e de visão crítica que fomente a capacidade e a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica, indispensável ao exercício da Ciência do Direito, da prestação da justiça e do desenvolvimento da cidadania.

         Em alinhamento com o disposto na referida Resolução, o Curso de Direito, busca-se que os seus egressos tenham o perfil de profissionais generalistas, aptos a analisar, interpretar e agir em situações pertinentes ao Direito, a partir de atitudes críticas, reflexivas e éticas com habilidades suficientes de:

  • leitura, compreensão e elaboração de textos, atos e documentos jurídicos ou normativos, com a devida utilização das normas técnico-jurídicas;
  • interpretação e aplicação do Direito;
  • pesquisa e utilização da legislação, da jurisprudência, da doutrina e de outras fontes do Direito;
  • adequada atuação técnico-jurídica, em diferentes instâncias, administrativas ou judiciais, com a devida utilização de processos, atos e procedimentos;
  • correta utilização da terminologia jurídica ou da Ciência do Direito;
  • utilização de raciocínio jurídico, de argumentação, de persuasão e de reflexão crítica;
  • julgamento e tomada de decisões; e,
  • domínio de tecnologias e métodos para permanente compreensão e aplicação do Direito.

 

5. OBJETIVO GERAL DO CURSO

                O Curso de Direito tem como  missão e objetivo geral, oportunizar ao Bacharel em Direito uma formação geral e humanística, com capacidade de análise e articulação de conceitos e argumentos, de interpretação e valorização dos fenômenos jurídicos e sociais, aliada a uma postura reflexiva e visão crítica, que fomente a capacidade de trabalho com conhecimentos e habilidades, que representem o ideal do saber jurídico contemporâneo, com  novas formas de atuação na esfera jurídica ,para atuar com valores e princípios éticos, que lhe permitam contribuir para a melhoria das condições de civilidade e paz social da sociedade.

 

6. OBJETIVOS ESPECÍFICOS  DO CURSO

  1. Habilitar Bacharéis em Direito, desenvolvendo conhecimentos técnicos jurídicos, capacidades e habilidades para compreender o processo social de formação e solução planejada dos conflitos;
  2. Proporcionar ao acadêmico experiências de gestão democrática nas instituições jurídicas em geral – em especial, como suporte à atuação do Judiciário – para fazê-lo capaz de articular os sujeitos de direito entre si, na aplicação fiel do princípio da Justiça;
  3. Possibilitar o desenvolvimento de posturas éticas e críticas que ofereçam aos sujeitos de direito, capacidades elevar sua consciência jurídica;
  4. Fornecer elementos teórico-práticos para atuarem em situações de conflito em busca da solução justa e adequada para cada caso;
  5. Elaborar e realizar ações sociais de construção do saber e da prática jurídica, voltada para a realidade concreta em que o acadêmico esteja inserido, visando torná-la mais justa e igualitária;
  6. Proporcionar a pesquisa e extensão articulada com as demandas sociais;
  7. Estimular a busca permanente do conhecimento para construção dos espaços sociais, definição dos seus próprios caminhos e ressignificação de suas práticas.

 

Prof. Paulo Henrique (Currículo Lattes)

          Coordenador do Curso de Direito da Faculdade Quirinópolis

Documentos relativos as atividades do Curso de Direito

Nesta seção disponibilizamos diversos documentos utilizados durante o curso e os regulamentos de diversas atividades acadêmicas.

DOWNLOADS

Formulário de Atividades Complementares
Normas para TCC – Trabalhos Científicos
Regulamento de Estágio Supervisionado

Nesta seção estão os horários de aula e das avaliações relativas ao semestre letivo.

DOWNLOADS

 

Distribuição de Salas

Horário de Aula
Horário da Avaliação N1
Horário da Avaliação N2
Horário da Avaliação EXAME

Sobre o Curso

O Curso de Graduação em Direito

Advogar vem do latim advocatu, ou seja, aquele que é chamado para ajudar.

 

1. A Importância do advogado

       Conforme o Artigo 133 da Constituição Federal, o advogado é indispensável à administração da justiça. Logo, tem um papel fundamental na formação da sociedade, garantindo seu bom funcionamento, pluralidade e democracia.

       Nos dias atuais, o mundo do trabalho vem sendo marcado por tensões conjunturais e por uma dinamicidade decorrente das mudanças ocorridas no cenário socioeconômico. Nesse cenário, a formação profissional deve ser alicerçada pela busca do essencial, pela defesa dos direitos dos cidadãos, para ações que nos tornem mais humanos, que fortaleçam as nossas convicções morais e sociais: distingam-nos como seres éticos e que respeitem a diversidade do ser.

 

2. O CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO BACHAREL EM DIREITO

       Nas diversas atividades próprias da Operação e Aplicação do Direito, como a Advocacia, a Magistratura, o Ministério Público, o Magistério Superior na área jurídica, a Procuradoria, a Assessoria Técnica, a Consultoria, a Diplomacia, a Defensoria Pública e todas as demais atividades profissionais que propiciem ao Bacharel em Direito

 

3. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO

 

NOME DO CURSO:  Direito

RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO: Portaria nº 20, de 12 de março de 2012.

HABILITAÇÃO: Bacharel em Direito

REGIME ACADÊMICO:  Semestral

TURNO DE FUNCIONAMENTO:  Noturno
NÚMERO DE VAGAS: 100 vagas anuais.

DURAÇÃO/ PERÍODO DE INTEGRALIZAÇÃO; 5 anos -10 semestres
Carga Horária:
 4.304

 

4. PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO

         Considerando  as  concepções  filosóficas  e  educacionais,  os  objetivos  formativos  institucionais,  sua  missão,  visão, valores,  e  os  preceitos  dispostos  no  seu  PDI;  a  FAQUI busca  que  os  egressos  de  todos  os  seus  cursos superiores, sejam profissionais que: 

  • tenham competência técnica e tecnológica em sua área de atuação;
  • sejam capazes de se inserir no mundo do trabalho de modo compromissado com o desenvolvimento regional sustentável;
  • tenham formação humanística e cultura geral integrada à formação técnica, tecnológica e científica;
  • atuem com base em princípios éticos e de maneira sustentável;
  • saibam interagir  e  aprimorar  continuamente  seus  aprendizados  a  partir  da  convivência  democrática com culturas, modos de ser e pontos de vista divergentes; e
  • sejam cidadãos críticos, propositivos e dinâmicos na busca de novos conhecimentos.     

          No âmbito do curso, a RESOLUÇÃO CNE/CES N° 9, de 29/09/ 2004, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Direito, bacharelado, em seu Art. 3º diz: O curso de graduação em Direito deverá assegurar, no perfil do graduando, sólida formação geral, humanística e axiológica, capacidade de análise, domínio de conceitos e da terminologia jurídica, adequada argumentação, interpretação e valorização dos fenômenos jurídicos e sociais, aliada a uma postura reflexiva e de visão crítica que fomente a capacidade e a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica, indispensável ao exercício da Ciência do Direito, da prestação da justiça e do desenvolvimento da cidadania.

         Em alinhamento com o disposto na referida Resolução, o Curso de Direito, busca-se que os seus egressos tenham o perfil de profissionais generalistas, aptos a analisar, interpretar e agir em situações pertinentes ao Direito, a partir de atitudes críticas, reflexivas e éticas com habilidades suficientes de:

  • leitura, compreensão e elaboração de textos, atos e documentos jurídicos ou normativos, com a devida utilização das normas técnico-jurídicas;
  • interpretação e aplicação do Direito;
  • pesquisa e utilização da legislação, da jurisprudência, da doutrina e de outras fontes do Direito;
  • adequada atuação técnico-jurídica, em diferentes instâncias, administrativas ou judiciais, com a devida utilização de processos, atos e procedimentos;
  • correta utilização da terminologia jurídica ou da Ciência do Direito;
  • utilização de raciocínio jurídico, de argumentação, de persuasão e de reflexão crítica;
  • julgamento e tomada de decisões; e,
  • domínio de tecnologias e métodos para permanente compreensão e aplicação do Direito.

 

5. OBJETIVO GERAL DO CURSO

                O Curso de Direito tem como  missão e objetivo geral, oportunizar ao Bacharel em Direito uma formação geral e humanística, com capacidade de análise e articulação de conceitos e argumentos, de interpretação e valorização dos fenômenos jurídicos e sociais, aliada a uma postura reflexiva e visão crítica, que fomente a capacidade de trabalho com conhecimentos e habilidades, que representem o ideal do saber jurídico contemporâneo, com  novas formas de atuação na esfera jurídica ,para atuar com valores e princípios éticos, que lhe permitam contribuir para a melhoria das condições de civilidade e paz social da sociedade.

 

6. OBJETIVOS ESPECÍFICOS  DO CURSO

  1. Habilitar Bacharéis em Direito, desenvolvendo conhecimentos técnicos jurídicos, capacidades e habilidades para compreender o processo social de formação e solução planejada dos conflitos;
  2. Proporcionar ao acadêmico experiências de gestão democrática nas instituições jurídicas em geral – em especial, como suporte à atuação do Judiciário – para fazê-lo capaz de articular os sujeitos de direito entre si, na aplicação fiel do princípio da Justiça;
  3. Possibilitar o desenvolvimento de posturas éticas e críticas que ofereçam aos sujeitos de direito, capacidades elevar sua consciência jurídica;
  4. Fornecer elementos teórico-práticos para atuarem em situações de conflito em busca da solução justa e adequada para cada caso;
  5. Elaborar e realizar ações sociais de construção do saber e da prática jurídica, voltada para a realidade concreta em que o acadêmico esteja inserido, visando torná-la mais justa e igualitária;
  6. Proporcionar a pesquisa e extensão articulada com as demandas sociais;
  7. Estimular a busca permanente do conhecimento para construção dos espaços sociais, definição dos seus próprios caminhos e ressignificação de suas práticas.

 

Prof. Paulo Henrique (Currículo Lattes)

          Coordenador do Curso de Direito da Faculdade Quirinópolis

Documentos

Documentos relativos as atividades do Curso de Direito

Nesta seção disponibilizamos diversos documentos utilizados durante o curso e os regulamentos de diversas atividades acadêmicas.

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Normas para TCC – Trabalhos Científicos
Regulamento de Estágio Supervisionado

Estágio Supervisionado
Horários

Nesta seção estão os horários de aula e das avaliações relativas ao semestre letivo.

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Distribuição de Salas

Horário de Aula
Horário da Avaliação N1
Horário da Avaliação N2
Horário da Avaliação EXAME

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